BAHIA DE TODOS OS OPERÁRIOS: 90 ANOS DA GREVE GERAL DE 1919

DN 10-06-1919 [Greve Geral na Bahia]

Capa do Diário de Notícias de 10 de junho de 1919.

Em junho de 1919 estourava na Bahia a Greve Geral operária que arrancou dos patrões e do governo diversas conquistas para as classes trabalhadoras na Bahia. Inspirados pela Greve Geral de 1917 e pela Insurreição Operária 1918 no Rio, as organizações operárias baianas organizaram uma grande greve geral, coordenada pelo Comitê Central de Greve, que paralisou os serviços, a produção e circulação de mercadorias da capital até o recôncavo.

Alguns fatores são chaves para entender a Greve Geral de 1919, primeira greve geral da Bahia e o episódio mais espetacular protagonizado pelos trabalhadores baianos durante o período da Primeira República. A crise econômica derivada da Primeira Guerra Mundial, a crise política proveniente das lutas interoligárquicas baianas por conta das eleições estaduais e federais de 1919, o grande ascenso do movimento operário neste período e suas disputas internas, foram os fatores, que conjugados, determinaram as conquistas obtidas pela Greve Geral, ainda que temporárias, como as oito horas de trabalho, liberdade de organização sindical e igualdade salarial para homens e mulheres, em diversas categorias.

O processo da Greve Geral de 1919 e suas conseqüências representaram no contexto estadual um considerável avanço na organização e na consciência de classe, em um movimento operário dividido entre o sindicalismo reformista, que possuía certa força no estado, e o nascente sindicalismo revolucionário baiano, pautado pela ação direta e pela solidariedade de classe, que tinha como referencial a Confederação Operária Brasileira (COB).

Anúncios

0 Responses to “BAHIA DE TODOS OS OPERÁRIOS: 90 ANOS DA GREVE GERAL DE 1919”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




contato

vermelhoenegro@riseup.net

Arquivos

Estatíscas

  • 14,707 visitas!

%d blogueiros gostam disto: